Como e uma aula experimental de yoga?

Coragem!! venha fazer a sua primeira aula de yoga!!

Yoga para Iniciantes

Talvez essa seja a maior duvida de pessoas que nunca fizeram yoga. Muitas pessoas me ligam e fazem mil perguntas sobre isso e eu me sinto impotente para explicar. Peco que venham fazer uma primeira aula de yoga, que eh gratuita e não custa nada. Alem disso ja na primeira pratica de yoga a maior parte das pessoas ja sentem benefícios. Mas as pessoas querem saber antes de vir….e e ai que esta!

O fato e que as pessoas ficam inseguras com a sua primeira aula de yoga, achando (talvez? ) que vão passar vergonha, que o professor vai exigir algo que talvez elas não consigam fazer. O que elas não sabem e que o mais importante no yoga são atenção e concentração.

Aqui vai um breve resumo do que acontece nas aulas que dou:

Centramento: com os olhos fechados os alunos prestam atenção na respiração e no corpo. A pergunta aqui e como estou agora?

Exercícios respiratórios: exercícios simples para vc se conscientizar da sua respiração

como estou respirando?

Asanas(posturas): exercícios físicos adequados ao corpo de cada aluno, que vão fortalecer, trazer alongamento, respiração mais profunda e consciência corporal. Como sinto o meu corpo agora? Que partes estão sendo trabalhadas aqui?

Relaxamento: momento que o professor guia os alunos no relaxamento para integrar a pratica.

Bom, isso foi um resumo básico. Mas o melhor e realmente fazer uma aula!! Agende agora a sua através do mail: valselene@yahoo.com.br ou whatsaap 011 992365856

Horarios no estudio:

segundas e quartas as 7 h10 da manha

tercas e quintas as 17h30 e

as 20h10

Valeria Serafim

Saude, bem estar, flexibilidade, auto estima, forca, clareza mental e tranquilidade. Yoga Integrativo e Meditação

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Auto conhecimento e Yoga I

Yoga traz muitos beneficios

Yoga traz muitos benefícios

O que podemos fazer para alcançar mais bem estar e felicidade? O que pode me trazer mais contentamento hoje?

Existem várias respostas ao longo dos últimos anos para diversas  gerações. Para alguns pode ser segurança financeira, realização profissional, relacionamentos. Para outros pode ser algo simples como ter sucesso, saúde, fé etc…

Mas o fato é que sempre estamos em busca de algo, nunca estamos realmente satisfeitos. Mas o que realmente existe de permanente na vida? A mudança. Vivemos num estado de transformação e impermanência constantes. O que nos afasta da felicidade talvez seja a idéia de querer manter tudo como queremos, tudo como sempre foi. Inclusive coisas, relacionamentos, situações que não são tão  satisfatórias  assim.

O segredo é praticar o desapego e nos mantermos no presente. Na Pratica do yoga temos a palavra aparigraha ( que pode ser traduzida como não possessividade, não cobiçar ). A possessividade vem justamente do apego as coisas ou pessoas ou seja la o que for. Quando trabalhamos a questão do desapego, fica mais fácil nos libertarmos dos esquemas externos que poderiam nos trazer a tal felicidade.  Através da auto observação , das posturas do yoga (muitos asanas trabalham o fisico, mental, emocional e espiritual) , meditação e outras técnicas.

No proximo texto falarei sobre alguns asanas específicos para trabalhar o desapego.

Qualidade de vida e bem Estar

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Vivencia Kama Sutra Feminino

Yoga e Sexualidade para Mulheres

Como voce lida com os processos do seu corpo, com seus desejos e com a passagem do tempo? Infelizmente ainda vivemos em um pais machista, onde a tendência e deixar o feminino de lado e focar apenas na aparência. O resultado: mulheres de todas as idades desconectadas com o seu feminino real e sagrado, carência afetiva, insatisfação com a vida sexual, baixa estima, TPM, mal estares na menopausa, etc…Precisamos nos ancorar agora com o nosso poder inato e viver com mais qualidade de vida, bem estar e saúde.

Para quem essa vivencia pode ser indicada:  Mulheres a partir dos anos, de todas as idades

Sobre o que vamos falar e praticar?

Preciso desesperadamente estar com alguém? como reconhece-lo?

Mantras para ancorar o feminino

Trabalhar o corpo e respiração retirando bloqueios emocionais

Reconhecimento e fortalecimento da musculatura vaginal

Dicas de alimentos para amenizar TPM, Menopausa

 

Facilitadora- Valeria Serafim, Instrutora de Yoga e Terapeuta corporal desde 2005. Formada em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro, Yoga Integrativo pela Montanha Encantada, Pos Graduada em Yoga pela FMU, Reiki Usui, Voluntariado em Uniluz, Formada em Massagem Ayurvédica Tradicional e método Kussum Modak  com Ananta Girard. Tem estudado e praticado intensamente Yoga e Ayurveda nos últimos 10 anos, tendo participado de cursos no Instituto Naradeva Shala. Atua como voluntaria em Nazaré Uniluz e na Fraternidade Terceiro Milênio em Sao Paulo.

 

Duração: aproximadamente 6 horas

Investimento: 180 reais

Inscrições: Com Valeria pelo e mail valselene@yahoo.com.br

 

DATA Proximo Encontro: mandar e mail

 

 

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Sling ou Kurunta

Sling

O uso do sling pode ajudar na construcao dos assanas

O Sling e uma ferramenta importante na pratica do Yoga. Por mais que essa pratica seja milenar e procuremos ser fieis as escrituras antigas, alguns ajustes feitos nessa ferramenta podem mudar a sua postura (fisica e sutil) dentro do asana. No caso das invertidas, o sling possibilita as pessoas com problemas na coluna, (principalmente cervical) a entrar em posicao invertida sem perigos. Alem de sirshasana, podemos fazer outros asanas como virabadrasana, adhomukha entre outros.

veja os beneficios

Tracao na coluna, criando espaco entre as vertebras

Maior relaxamento e liberdade em permanecer  no asana, gracas ao apoio do sling

Maior percepcao das linhas de forca dos asanas

Aumento da confianca e da consciência corporal

 

 

Se vc mora aqui no Jabaquara, Conceicao, Sao Judas, Americanopolis nao perca a oportunidade de praticar yoga aqui no Estudio

 

 

 

 

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Pranayamas 3 – Respiração Completa

A simples respirar consciente nos traz mais energia vital

Prana: energia vital que nos traz mais saúde e bem estar

O simples respirar de forma consciente, sem uma técnica específica, nos ajuda a relaxar. No primeiro post sobre pranayamas eu ensinei como fazer a respiração abdominal, que é básica e é o primeiro exercicio respiratório que aprendemos. Depois o próximo passo é aprender a respiração completa. É importante saber que esse exercício é uma preparação importante para os pranayamas e estes são uma chave para fortalecer o sistema nervoso, trazem calma, longevidade e melhorar a memória. Mas antes vamos falar sobre os benefícios específicos dessa respiração:

 

Eficaz no combate à ansiedade e ao estresse

Acalma, relaxa e oxigena o corpo todo

Estimula a açao do diafragma, massagenando as vísceras abdominais

Promove maior absorção de oxigênio que a respiração superficial

 

Respiração Completa:

Começamos deitados, pernas dobradas, pés bem apoiados no chão e mãos na parte mais baixa do abdômen. Inspire  suavemente e tente levar o ar na região abdominal, e na sequencia na região média (costelas) e na parte alta (tórax). Você sente essas regiões se expandirem. Na expiração tente fazer o contrário o ar sai do alto, depois região média e baixa. Nesse caso vc sente essas regioes descerem como se fossem encostar nas costas.

Valéria Serafim

 

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Melhor investimento: bem estar!

Yantra OM (som universal) no centro da mandala

Qual o melhor investimento nesses tempos de mudança?

Dia desses eu estava pesquisando para achar um  investimento que fosse melhor do que a poupança e não tao arriscado quanto a bolsa de valores. Tive várias respostas do google e de jornalistas especializados em economia ( A Mara Luquet da Globo é ótima!!), mas  depois fiquei pensando: Qual é o melhor investimento de todos para a minha vida? O que vai valer mesmo em qualquer situação?? Estou falando de dinheiro, saúde, independência e bem estar. Mesmo trabalhando com yoga eu sempre reconheci a importância do dinheiro, dos bens materiais, que podem nos trazer mais conforto, mais independência, aperfeiçoamento profissional e tudo isso  que a gente já sabe.

E aí vem esses tempos de mudança (que substitui para mim a palavra crise) e nos vemos chamados a cortar alguns gastos. O mais louco é que a maioria não corta os planos de saúde, caríssimos e muitas vezes ineficazes…mesmo sabendo que os médicos vão te enrolar e te expulsar da sala rápido para atender o próximo paciente.

Sempre tem um jeito de você cuidar mais de si mesmo.Pode ser passeios regulares no parque, caminhadas, uma auto massagem (vou postar em breve), posturas simples de yoga que não precisam tanto de um professor para te corrigir. Lógico, que é muito melhor vc ter um espaço apropriado, uma rotina, alguém para te estimular e corrigir. Mas com boa vontade e disciplina ( isso é fundamental) você também pode se cuidar sozinho e sem gastar muito. E seja sincero: será que não sobra dinheiro mesmo para você se dar uma massagem ou um mês de yoga? Ou será que você prefere gastar com supérfluos que as vezes são mais caros do que um mês de aula, que pode trazer bem estar em vários níveis que valem para toda a vida!

Aqui vai um ásana de  simples para vc relaxar sem sair de casa: Vriksásana , postura da arvore. Aqui no blog tem um post sobre esse ásana explicando os benefícios!!

http://www.aulasdeyoga.net.br/beneficios/beneficios-de-vriksasana-a-arvore/

vrikshásana - postura da árvore

Valeria Serafim

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Pranayamas 2 : Prana e nossas emoções

 

 

nadi shodana pranayama - respiração alternada

“A raiva produz respiração superficial, forte e ofegante; já a alegria, respiração profunda e regular”  Deepak Chopra

Nas aulas de yoga a palavra prana sempre está presente. Mas afinal de contas, o que é prana? Prana é a energia vital presente em todas as coisas vivas. É uma forma de energia mais sutil e está presente no fisico e no mental. Os chineses a conhecem  como chi. Quanto mais prana você tem, mais vitalidade terá nos seus processos mentais e corporais. Um cadáver, por exemplo, não tem prana. Quando equilibrado este dá origem as seguintes qualidades:

Vivacidade mental

Boa coordenação motora

Entusiasmo

Sono saudável

Forte imunidade à doenças

Ritmos corporais equilibrados

Vitalidade física

Realização Espiritual

O prana exaurido está diretamente ligado a doença e morte. Na Índia a conservação de prana é algo muito importante. Segundo os antigos ensinamentos existem algumas regras básicas para se obter mais prana:

 

Dieta: Coma alimentos frescos, água pura e evite ou diminua os industrializados. Animais mortos também não tem prana. Logo, a dieta vegetariana é ótima no quesito prana.

Exercícios: A atividade física aumenta o prana, porém não pode ser levada à exaustão, senão o efeito é o contrário.

Respiração: é a principal fonte de prana do organismo. Quando a respiração é refinada, lenta e regular, a circulaçao do prana alcança todos os níveis de corpo e mente, promovendo um estado de equilíbrio completo.

Comportamento: comportamentos tensos e estressados perturbam o fluir do prana. A atitude de nao-violência (Ahimsa) favorece o prana.

Emoções: o medo, a raiva, cobiça, a inveja desequilibram o prana. Essas emoções quando reprimidas  pela culpa ou vergonha também prejudicam o fluxo de prana gerando focos de inércia estagnação. E é essa inércia que gera doenças. A depressão é um estado quase completa ausência de fluxo de prana, que também pode ser associado ao envelhecimento e morte prematuros.

As mudanças de sentimentos são facilmente registradas no modo como a pessoa respira. A raiva produz inspiração superficial e expiração  forte e ofegante. O medo cria uma respiração rápida, rasa e desigual. Já a tristeza uma respiração entrecortada. Já emoções positivas como a alegria, amor, compaixão  trazem uma respiração mais regular, fácil e profunda.

O mais importante é que esse mecanismo funciona ao contrário: modificar a respiração gera emoções alteradas. E é aí que entram os pranayamas (técnica respiratória do yoga). Só o fato de parar e prestar atenção a sua respiração já ajuda liberar o estresse e deixar o corpo encontrar o seu equilíbrio.

Valéria Serafím

Bibliografia

Corpo sem idade, mente sem fronteiras – Deepak Chopra

 

 

 

 

 

 

 

 

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Pranayamas 1:Porque reaprender a respirar?

 

“A respiração é a ponte entre o corpo e mente. Mudanças no corpo afetam a respiração, que afeta a mente. Mudanças na mente afetam a respiração, que afeta o corpo” *

Pratique Yoga e reaprenda a respirar!

Quando se fala em saúde e bem estar a respiração é um item muito importante. Muitas vezes esquecemos que esse processo involuntário – que acontece desde que nascemos de forma automática – influi no nosso corpo fisico, campo mental e emocional. Sempre falo para os meus alunos que o melhor investimento para viver mais feliz é reaprender a respirar!

Na tradicao hindu é dito que o nosso tempo de vida na terra não é contado pelos dias e sim pelo número de respirações. Se estamos agitados, respiramos mais, e se estamos tranquilos respiramos menos. Quando praticamos a respiração consciente através dos pranayamas (técnica do yoga, que controla da energia vital, o prana, através da respiração) acalmamos  o nosso metabolismo, a respiração se torna mais profunda e longa e consequentemente temos menos respiracões por minuto, assim prolongando o tempo de vida

Logo abaixo você pode aprender a fazer a respiração abdominal. É uma técnica simples que auxilia na tonificação dos órgãos do abdômen , melhorando a digestão,   funcionamento do intestinos e combate a prisão de ventre. Proporciona relaxamento, acalma, reduz ansiedade e stress.

Respirando como os bebês: respiração abdominal

01 – Deitado, com joelhos dobrados e maos  no abdômen. respirando sempre pelas narinas. Inspire (entrada de ar)e leve o ar para a região onde suas maos estão ( a partir da linha do umbigo para baixo). Você vai sentir que o seu abdômen infla.

02- Quando expirar (saida de ar) sinta que seu abdomen desce, como se fosse encostar nas costas. Vc pode repedir isso algumas vezes 10x.

03- Com o tempo, quando dominar essa respiração, vc poderá praticar sentado e até de pé, pois o objetivo é levar esse exercicio para a sua rotina, até que você respire assim sempre, no seu dia a dia.

Valéria Serafím

 

Bibiografia

*A senda do yoga – Maria Laura Garcia Paker

 

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Yoga e Aromaterapia

 

“Os Aromas adequados trazem calma e nos ajudam a deixar de lado pensamentos e emoções negativas que nos perturbam…” Dr . David Frawley

 

Sprays Yoga Essencial

Uma boa pratica de yoga é algo simples. Porém, existem detalhes que fazem a diferença e podem ajudar o aluno a se concentrar e se entregar mais a prática. Nos últimos tempos tenho estudado a aromaterapia e percebi que o poder dos óleos essenciais podem ajudar muito no relaxamento, concentração e trazer mais bem estar para o praticante de yoga. Pensando nisso eu desenvolvi alguns sprays aromaterápicos. Nas minhas aulas utilizo os sprays na hora do shavásana quando os alunos estão relaxados e mais receptivos aos efeitos  dos óleos essenciais que atuam no campo fisico e emocional do ser.

Já lhe ocorreu estar aborrecido e então sentir o perfume de uma flor ou erva e notar que depois disso seu estado de espirito mudou? Os aromas exercem uma grande influencia quanto a estimular, acalmar ou curar. Os aromas adequados trazem  calma e nos ajudam a deixar de lado os pensamentos e emoções negativas que nos perturbam, além de colaborar na meditação e concentração, pois atuam também no campo mental.

Além dos efeitos profundos dos óleos essenciais puros (extraídos da planta , sem nenhum ingrediente sintético), esses sprays são ótimos para umidificar o ar, que tem estado mais seco nos últimos tempos.

O aroma é uma qualidade sensorial que pertence ao elemento terra.Por meio do uso correto dos aromas podemos purificar o elemento terra e levar o seu efeito ao potencial mais elevado, nos ajudando a esquecer envolvimentos terrenos que nos pesam tanto na mente.

Todos os sprays vem em vidros, que podem ser reutilizados ou devolvidos ( nesse caso vc ganha um desconto no valor do próximo spray). Aproveite e relaxe em casa também!!

Spray de Capim Cidreira e Gengibre:

Respectivamente óleos da renovação e do poder pessoal. O capim  cidreira é antidepressivo, restaurador, combate estresse, tensões e falta de concentração. Elixir que cura o coração ferido, diminui a dispersão e esgotamento mental.

O gengibre ativa a memória, é reconfortante, combate desanimo e nervosismo. Direciona a mente e ajuda a dissipar dúvidas.

investimento: 20 reais

Spray de Manjericão Cravo e Limão:

Respectivamente Óleo essencial da Inspiração e da Clareza. O manjericão incita a renovação e a confiança. Diminui o nervosismo para falar em público. Bom para ansiedade, depressão, falta de concentração insônia, cansaço mental e dor de cabeça.

O limão é refrescante, reanimador, combate ansiedade, desanimo, falta de concentração, medo, magoas reprimidas , negativismo, purifica o ambiente, traz foco,clareza e organização.

Investimento:20 reais

Todos os sprays tem 80 ml e podem ser usados no ambiente, em lugares fechados como quartos, escritórios, salas. Evite usar no seu corpo e sempre agite bem o vidro para misturar, pois os ingredientes  podem ficar acumulados no fundo.

Valéria Serafím

Contato

Valselene@yahoo.com.br  ou whatsaap 11 99236 5856

 

 

 

Bibliografia:

David Frawley, Uma Visao Ayurvédica da Mente

 

 

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O Yoga pode ser perigoso para a Saúde?

Uuiii! Será que só podemos fazer dhanúrásana (o arco) dessa forma?

Acabo de ler uma matéria sobre yoga que saiu no jornal a Folha de São Paulo há umas duas semanas. Lá o repórter fala sobre um livro ( Moderna Ciencia do Yoga, os Riscos e as Recompensas, já traduzido no Brasil) escrito por um jornalista americano ( Wiliam Broad ) praticante de yoga.

A reportagem fala sobre alguns casos em que as praticantes tiveram AVCs, lesões serias de coluna, costelas etc. Inclusive, o próprio autor se machucou praticando yoga. É curioso o comentário sobre a postura da pinça: “horas a fio na postura da pinça (pascimottanásana) podem deixar as pernas fracas ou dormentes”.  Como assim, horas a fio?? Horas a fio, ou mesmo 20 min em qualquer postura de yoga (exceção: posturas passivas) é tempo demais!

Em primeiro lugar pergunto: que tipo de yoga eles praticaram? Que professores de yoga tiveram? Sim, por que existem vários estilos pelo mundo, alguns aliás bem agressivos, que primam pela permanência exagerada na postura, propõem ásanas dignos de artistas de circo e esquecem de um principio clássico e importantissímo do yoga: ahimsa, a não violência.

Nos Estados Unidos existem muitas modalidades de yoga, algumas inventadas por americanos, visando apenas benefícios estéticos, esquecendo que cada um de nós tem um corpo diferente e necessidades diferentes. Bem, sabemos que o yoga surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, como uma técnica que visa  a união do homem com o universo/Deus que o criou. Dentro dessa técnica usamos principalmente ásanas (posturas) e pranayamas (respiratórios) entre outras ferramentas.

Com a prática, os próprios indianos  descobriram que haviam diversos benefícios nessa jornada rumo a união com o universo/Deus: relaxamento, flexibilidade, vitalidade, calma (sem apatia), força interior, respiração profunda, contrôle das emoções, enfim, tudo o que traz o bem estar que tanto procuramos e precisamos hoje em dia.

Uma aula de yoga bem conduzida deve respeitar o corpo de cada aluno. Por outro lado o aluno também deve fazer a sua parte, respeitando o seu limite e avisar o professor de qualquer problema de saúde que tenha.

Na minha opinião existem mil desculpas ou razões reais para não praticarmos yoga. Eu mesma já tive que usar algumas quando era praticante (no estúdio de yoga Surya, de Helena Alonso que foi professora da minha mãe também). Pode ser  falta de tempo, de dinheiro, de vontade, de disciplina ou até de coragem. Mas dizer que o yoga pode fazer mal á saúde é um pouco demais.

Dedico esse Post, a minha querida professora de yoga, Helena Alonso, que muito me incentivou e viveu muito bem durante todos os anos que praticou e ensinou yoga. Ela fez a passagem no mês de junho desse ano aos 85 anos.

Valéria Serafím

22/09/2013

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