Benefícios das Invertidas do Yoga

 

sirshásana - invertida sobre a cabeça

As invertidas são posturas muito importantes na prática do yoga. Existem invertidas sobre os ombros e sobre a cabeça: a da foto logo acima é sirshásana. As sobre os ombros são viparita karani(corpo invertido),  sarvangásana (vela)  e halásana (arado).

Veja aqui alguns benefícios:

Estimulam a circulação sanguinea em todo o corpo, principalmente no cérebro, coração, bacia e coluna vertebral levando sangue rico em oxigênio a essas regiões.

Fortalecem e equilibram o sistema nervoso combatendo estresse e insonia.

Dão vitalidade à pessoas letárgicas e anêmicas.

Combatem depressão e mudanças bruscas de humor

Atenuam problemas de varizes e peso/inchaço nas pernas e prisão de ventre.

Reforçam os musculos das costas, pernas, nuca e abdomem.

Equilibram todas as glândulas do corpo, principalmente tiróide, pineal, pituitária e as glândulas sexuais.

Relaxam o corpo e trazem energia

Amenizam problemas como asma, bronquite, dor de garganta e palpitações.

Mantêm os orgãos do abdomen na sua posição original e ajudam no processo de digestão e eliminação de toxinas.

Revitalizam a pele do rosto.

 

Fontes:

Le yoga pour tous  – Kareen Zebroff

Ásanas- swami Kuvayalananda- ed phorte

A chacun son Yoga – Vimla Lalvani

 

 

 

15 respostas a Benefícios das Invertidas do Yoga

  1. sandra lobato disse:

    Depois de quanto termpo a gente consegue ficar nessa posição, eu acho muito dificil.

    • valeria disse:

      Oi Sandra!
      Entre as invertidas, o sirshásana (invertida sobre a cabeça- essa posição da foto) é o mais difícil e o tempo depende de cada aluno. Felizmente os benefícios que listei valem também para as invertidas mais fáceis ( sobre os ombros). Me lembre na proxima aula e eu posso de ajudar a treinar para fazer o sirshásana, se vc quiser!
      abs
      Val

  2. Marcela disse:

    Oi Val,
    muito grata por compartilhar o seu conhecimento.
    Gosto de fazer invertidas, mas desde que comecei o RPG não fiz mais. No meu caso, apresento cifose, lordose e escoliose, você indica fazer as posturas invertidas? Ou quais outras posturas são mais indicadas para o quadro que apresento?
    O sirshasana eu ainda não consigo fazer.
    Um abraço,

    • Oi Marcela!
      Desculpe não ter respondido antes…eu não vi .
      Eu recomendo sim, pois o seu caso não é grave. Em alguns tipos de cifose, pode ser complicado, mas podemos usar acessórios. Vc também, deve observar o seu corpo durante o ásana e perceber o que sente durante e depois. O ideal era eu ver como vc faz a invertida…vamos combinar um dia.
      bjs
      Val

  3. Marcela disse:

    Oi Val,

    muito grata pelas informações e também pela disponibilidade em me auxiliar.

    bjs

  4. Eduardo silva disse:

    Eu pratico a invertida sobre a cabeça, qual o tempo maximo nesta asana ?

    • valeria disse:

      isso depende de cada aluno, da sua condição fisica e necessidades

    • valeria disse:

      Oi Eduardo!
      o melhor é aumentar o tempo de forma natural. respeitando o tempo do seu corpo. Não é uma competição em que vc vai ficar olhando para o relógio, aliás nessa posição nem dá. Essa pergunta de tempo máximo é bem ocidental..rrss. Lembre se, yoga não é uma competição.

  5. EDIR RIBEIRO DA COSTA disse:

    Pratico hatha yoga em casa, faço os exercícios de respiração polarizada, Bhijangásana ou posição da cobra, Dhanurásana ou pose do arco, Viparita-Karani ou pose da foice, Sarvangásana, Halásana ou pose do arado e Shirsshásna ou poso sobre a cabeça.

  6. Rita disse:

    Olá! Eu pratico yoga há pouco tempo (desde Maio) mas não consigo fazer invertidas! (apenas sobre os ombros). Tenho receio das outras posturas e acabo por não conseguir…
    Não sei se será normal ou como conseguir começar a fazê-las.

    Obrigado, Rita

    • admin disse:

      Oi Rita, td bem? desculpe a demora em responder….rrss. então é natural sim, pois a pratica da invertida sobre a cabeça mexe muito com questoes emocionais. logo cada um tem o seu processo para avançar. vc vai deixando seus medos e receios de lado e vai avançando…não deve haver pressa, respeite o seu corpo e seus sentimentos.
      um abraço

  7. Kátia Cristina disse:

    Pratico yoga a 7 anos e adoro.
    Não pretendo largar tão já.
    Há posições muito difíceis mais sempre tento todas.
    As invertidas eu consigo fazer e gosto muito. Sempre faz muito bem.

  8. Adriana disse:

    Oi pratico yoga ha alguns anos e adoro fazer a sirshásana. Tenho problema na cervical e fiquei com medo de continuar fazendo, existe alguma restrição nessa postura para quem tem algum tipo de problema na cervical?
    Muito obrigada
    Adriana

    • admin disse:

      Oi Adriana, td bem?
      sim, existem restricoes para quem tem problemas na cervical. vc fez bem em parar. veja se vc encontra na sua cidade o metodo iyengar yoga. eles usam uns cintos para invertidas que não forçará a cervical. abs
      Valéria

  9. Emília Santos disse:

    Faco yoga à ano e meio e estou maravilhada com esta atividade, e com os posturas que consigo fazer aos cinquenta anos de idade. Apesar de ter muitos problemas de artroses estou muito melhor a nivel de dores articulares.

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