O que é yoga

09 – Shirodara

A palavra yoga (da raiz sânscrita yuj: unir, atrelar, juntar) quer dizer união. Essa ciência milenar (têm cerca 5.000 anos) visa a união do ser humano com o ser supremo através de várias técnicas. É como se estivéssemos isolados ou incompletos e através do yoga estabecessemos  uma ligação com algo mais profundo que está além do corpo e até mesmo da nossa mente habitual. Quando você está em um ásana (postura) você coloca a atenção no seu corpo, respiração; dessa forma você se conecta ao presente e assim se conecta com algo maior. Chame como quiser: Deus, universo, consciência suprema, buda, anjo da garda…

Cada técnica trabalha um aspecto diferente do corpo, mente e espírito de cada um de nós. As ferramentas que uso derivam do hatha yoga : ásanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios), kriyas (exercícios de limpeza), mantras (sons), bandhas (pressão sobre plexos e glândulas), dhyana (meditação)

o yoga traz consciência à todas as partes do corpo

entre outras. Minha aula também tem influência do yoga antigo e tantra yoga, que foram técnicas que vivenciei em cursos e faço até hoje. O yoga deve ser uma prática acessível  à todos, independente de idade ou condição física, já que respeita o ritmo e o corpo de cada um.

Essa é uma breve explicação, pois na verdade o yoga deve ser vivenciado na prática!!! É importante escolher um local, um professor e fazer uma aula para sentir o que realmente é. Se for em grupo, essa primeira aula normalmente é  gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *