História do Yoga

O yoga tem mais de 5.000 anos e tudo indica que surgiu na região do vale do rio Indo (território que hoje pertence ao Paquistão, mas já foi da Índia). Não existe nenhum tratado falando sobre datas, e o yoga durante muito tempo foi uma tradição oral, passada de mestre para discípulo. No Vale do rio Indo alguns arqueólogos acharam no inicio do sec XX algumas figuras de um homem de cabelos longos, cercado de animais (Shiva Pashupati) em posições do yoga. Esse material data de aproximadamente 3.000 a.c, logo tiraram a conclusão dessas informações.

Muito tempo depois surgiram os Yoga Sutras de Patanjali (datas variam de II a.c   e  IV d.c), o primeiro tratado específico sobre yoga. O próprio Patanjali dá a entender que o yoga já existia há muito tempo e ele apenas escreveu sobre o assunto. Mais tarde falaremos sobre alguns aspectos dos Yoga Sutras de Patanjali.

É importante ter em mente que o yoga é uma ciência milenar e sua sabedoria e know-how advém de todas as pessoas que praticaram durante todos esses séculos. Por isso devemos estar atentos aos modismos, excessos criados pela vida moderna. Muitas práticas físicas como Pilates, Feldeinkrais e outras beberam na fonte do yoga. Isso é muito bom, mostra a eficácia dessa prática, mas não devemos tratá-la como mais um modismo, ou uma espécie de ginástica oriental. O yoga vai muito além disso!!!

Valéria Serafím

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *