Pranayamas 3 – Respiração Completa

A simples respirar consciente nos traz mais energia vital

Prana: energia vital que nos traz mais saúde e bem estar

O simples respirar de forma consciente, sem uma técnica específica, nos ajuda a relaxar. No primeiro post sobre pranayamas eu ensinei como fazer a respiração abdominal, que é básica e é o primeiro exercicio respiratório que aprendemos. Depois o próximo passo é aprender a respiração completa. É importante saber que esse exercício é uma preparação importante para os pranayamas e estes são uma chave para fortalecer o sistema nervoso, trazem calma, longevidade e melhorar a memória. Mas antes vamos falar sobre os benefícios específicos dessa respiração:

 

Eficaz no combate à ansiedade e ao estresse

Acalma, relaxa e oxigena o corpo todo

Estimula a açao do diafragma, massagenando as vísceras abdominais

Promove maior absorção de oxigênio que a respiração superficial

 

Respiração Completa:

Começamos deitados, pernas dobradas, pés bem apoiados no chão e mãos na parte mais baixa do abdômen. Inspire  suavemente e tente levar o ar na região abdominal, e na sequencia na região média (costelas) e na parte alta (tórax). Você sente essas regiões se expandirem. Na expiração tente fazer o contrário o ar sai do alto, depois região média e baixa. Nesse caso vc sente essas regioes descerem como se fossem encostar nas costas.

Valéria Serafim

 

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Uma resposta a Pranayamas 3 – Respiração Completa

  1. Tiago Felipe Sales disse:

    Tenho interesse em saber os horários e turmas para participar das aulas de pranayama e de meditação.

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