O Yoga pode ser perigoso para a Saúde?

Uuiii! Será que só podemos fazer dhanúrásana (o arco) dessa forma?

Acabo de ler uma matéria sobre yoga que saiu no jornal a Folha de São Paulo há umas duas semanas. Lá o repórter fala sobre um livro ( Moderna Ciencia do Yoga, os Riscos e as Recompensas, já traduzido no Brasil) escrito por um jornalista americano ( Wiliam Broad ) praticante de yoga.

A reportagem fala sobre alguns casos em que as praticantes tiveram AVCs, lesões serias de coluna, costelas etc. Inclusive, o próprio autor se machucou praticando yoga. É curioso o comentário sobre a postura da pinça: “horas a fio na postura da pinça (pascimottanásana) podem deixar as pernas fracas ou dormentes”.  Como assim, horas a fio?? Horas a fio, ou mesmo 20 min em qualquer postura de yoga (exceção: posturas passivas) é tempo demais!

Em primeiro lugar pergunto: que tipo de yoga eles praticaram? Que professores de yoga tiveram? Sim, por que existem vários estilos pelo mundo, alguns aliás bem agressivos, que primam pela permanência exagerada na postura, propõem ásanas dignos de artistas de circo e esquecem de um principio clássico e importantissímo do yoga: ahimsa, a não violência.

Nos Estados Unidos existem muitas modalidades de yoga, algumas inventadas por americanos, visando apenas benefícios estéticos, esquecendo que cada um de nós tem um corpo diferente e necessidades diferentes. Bem, sabemos que o yoga surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, como uma técnica que visa  a união do homem com o universo/Deus que o criou. Dentro dessa técnica usamos principalmente ásanas (posturas) e pranayamas (respiratórios) entre outras ferramentas.

Com a prática, os próprios indianos  descobriram que haviam diversos benefícios nessa jornada rumo a união com o universo/Deus: relaxamento, flexibilidade, vitalidade, calma (sem apatia), força interior, respiração profunda, contrôle das emoções, enfim, tudo o que traz o bem estar que tanto procuramos e precisamos hoje em dia.

Uma aula de yoga bem conduzida deve respeitar o corpo de cada aluno. Por outro lado o aluno também deve fazer a sua parte, respeitando o seu limite e avisar o professor de qualquer problema de saúde que tenha.

Na minha opinião existem mil desculpas ou razões reais para não praticarmos yoga. Eu mesma já tive que usar algumas quando era praticante (no estúdio de yoga Surya, de Helena Alonso que foi professora da minha mãe também). Pode ser  falta de tempo, de dinheiro, de vontade, de disciplina ou até de coragem. Mas dizer que o yoga pode fazer mal á saúde é um pouco demais.

Dedico esse Post, a minha querida professora de yoga, Helena Alonso, que muito me incentivou e viveu muito bem durante todos os anos que praticou e ensinou yoga. Ela fez a passagem no mês de junho desse ano aos 85 anos.

Valéria Serafím

22/09/2013

Esta entrada foi publicada em Benefícios do Yoga, Perguntas Frequentes, Yoga para Iniciantes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a O Yoga pode ser perigoso para a Saúde?

  1. Roseli A. S. Bhering disse:

    Valéria, minha cara professora;
    Parabéns pelo carinho e cuidado que ministra suas aulas , dando-nos todos os dias de prática as orientações e cuidados ao fazer cada postura, lembrando sempre que é importante obedecer o limite do nosso corpo.
    Forte abraço! Roseli

  2. Marcela de Freitas Merli disse:

    Boa tarde Val,

    como a maior parte da população, este autor generalizou situações específicas e “atirou” suas conclusões que foram bem compradas.
    Enquanto praticante de yoga, fui ao longo do tempo aprendendo a ouvir e respeitar meu corpo, meus limites e potencialidades.
    Infelizmente nem todo professor tem a preocupação, ou melhor, o cuidado em conhecer o aluno. Porém, independente disto eu preciso conhecer minhas condições. Mas também ainda é muito, mas muito comum que pessoas coloquem a si mesmas em risco para fazer igual ou melhor que o outro. Neste caso estão fazendo qualquer ginástica, mas não estão praticando yoga.
    Também acredito que cada um tem o seu processo de aprendizado… e se este autor estava tão empenhado em falar sobre os riscos do yoga, de alguma forma atraiu isto para sua vida e perdeu a oportunidade para abrir sua mente e seu coração para perceber algo diferente disto.
    Não imagino minha vida sem a prática e os benefícios do yoga!
    Gratidão e grande beijo!

    • admin disse:

      Com certeza Marcela!! mesmo agente que pratica yoga há muito tempo está sujeito a ir além dos limites, mas algumas pessoas levam o yoga como uma competição!
      Obrigada pelo retorno!
      gde bj!!

  3. Ione Mitsuko disse:

    Querida Valéria,
    sou muito grata pelo amor pelo ser que você passa em cada aula.
    Abraços e saudade de alguém que está trilhando em busca da paz.
    Ione

  4. Selma Amaro disse:

    Concordo plenamente com vc Valeria, sem contar que se houver um levantamento para saber qual atividade para o corpo que mais se tem lesão com certeza não vai ser a Yoga.

  5. Carmen Said disse:

    OI Val,
    Adoro a sua aula e admiro a sua dedicação e carinho.
    A ioga me faz muito bem e como vc sempre diz respeitando os limites do meu corpo.
    Bjs

  6. maria disse:

    Eu gotariafazer aula de de yoga,aqui em guarulhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *