Pranayamas 1:Porque reaprender a respirar?

 

“A respiração é a ponte entre o corpo e mente. Mudanças no corpo afetam a respiração, que afeta a mente. Mudanças na mente afetam a respiração, que afeta o corpo” *

Pratique Yoga e reaprenda a respirar!

Quando se fala em saúde e bem estar a respiração é um item muito importante. Muitas vezes esquecemos que esse processo involuntário – que acontece desde que nascemos de forma automática – influi no nosso corpo fisico, campo mental e emocional. Sempre falo para os meus alunos que o melhor investimento para viver mais feliz é reaprender a respirar!

Na tradicao hindu é dito que o nosso tempo de vida na terra não é contado pelos dias e sim pelo número de respirações. Se estamos agitados, respiramos mais, e se estamos tranquilos respiramos menos. Quando praticamos a respiração consciente através dos pranayamas (técnica do yoga, que controla da energia vital, o prana, através da respiração) acalmamos  o nosso metabolismo, a respiração se torna mais profunda e longa e consequentemente temos menos respiracões por minuto, assim prolongando o tempo de vida

Logo abaixo você pode aprender a fazer a respiração abdominal. É uma técnica simples que auxilia na tonificação dos órgãos do abdômen , melhorando a digestão,   funcionamento do intestinos e combate a prisão de ventre. Proporciona relaxamento, acalma, reduz ansiedade e stress.

Respirando como os bebês: respiração abdominal

01 – Deitado, com joelhos dobrados e maos  no abdômen. respirando sempre pelas narinas. Inspire (entrada de ar)e leve o ar para a região onde suas maos estão ( a partir da linha do umbigo para baixo). Você vai sentir que o seu abdômen infla.

02- Quando expirar (saida de ar) sinta que seu abdomen desce, como se fosse encostar nas costas. Vc pode repedir isso algumas vezes 10x.

03- Com o tempo, quando dominar essa respiração, vc poderá praticar sentado e até de pé, pois o objetivo é levar esse exercicio para a sua rotina, até que você respire assim sempre, no seu dia a dia.

Valéria Serafím

 

Bibiografia

*A senda do yoga – Maria Laura Garcia Paker

 

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