Quanto vale um professor de yoga?

Outro dia estava conversando com um conhecido que também é professor de yoga aqui em São Paulo e ele me comentou que estava dando aula em uma academia grande (com uma super infra-estrutura e que cobra mais 400 reais de mensalidade dos freqüentadores) que paga por hora aula ao professor de yoga 30 reais. Além de dar aulas de yoga ele tem que ligar para os alunos que faltam, comparecer a reuniões mensais, fazer um plano de aulas e se o aluno parar de fazer aula a responsabilidade é dele. Tudo isso fora do horário da aula.

Bem, eu mesma confesso que já dei aula em uma academia nesses moldes. Tive um grande aprendizado com os alunos que eram muito dedicados, ao contrário do que se pensa sobre alunos que fazem yoga em academias. Mas a experiência serviu para fugir de todas as propostas seguintes de grandes academias. Vejam bem, não estou criticando quem está nesse esquema: cada um tem suas razões e seus momentos. Até porque conheço excelentes professores que trabalham em academias de grande porte.

Hoje dou aulas em academias pequenas (que pagam bem melhor) na qual eu conheço os donos, que por sua vez conhecem o público da minha aula e sabem de tudo o que acontece no seu estabelecimento. Eles conhecem os professores e os alunos e se importam com eles. Prova disso é que sempre fazem o possível para manter o professor.

Também é verdade que nenhuma academia vai pagar muito pelas aulas de yoga. Isso é fato! Mas o que estou questionando são valores mais justos. Os profissionais de yoga merecem ganhar dignamente como qualquer outra pessoa. Nosso trabalho é a nossa vida. Nínguém vai dar aulas de yoga porque dá status, dinheiro ou é a profissão da moda. O yoga é um assunto riquíssimo e nós instrutores estudamos sempre. Sempre estamos em cursos, leituras, retiros. Fico triste quando as pessoas tratam o trabalho com yoga como um hobbie.  Sei que muitos de nós começou assim, mas dar aulas é um trabalho! Quanto vale a dedicação de alguém que pratica yoga todos os dias, tem um cuidado especial com a sua alimentação, sono e conduta a fim de estar sempre bem e  poder ajudar realmente seus alunos?

Valores baixos são válidos quando os alunos (muitas vezes classe média) também pagam valores de mensalidade mais baixos. Isso acontece em uma academia onde dou aula, e sei que se eu quiser ganhar mais a mensalidade deles vai subir e muitos teriam que parar. Isso também tem de ser levado em conta. É muito bom ver o yoga se popularizar!!! Mas o que dizer do exemplo no ínício da página? Se você é professor, será que vale a pena se desvalorizar e dar aula numa academia “famosa”? Já me fiz essa pergunta: que peso isso tem para você? Se você é aluno observe bem a atenção que te dão nesses “templos de bem estar”. Bem estar para quem???

A situação é delicada. Alguns donos de academia ou empresas que atuam em condomínios acham que 30 reais é um valor altíssimo, pois os professores de outras modalidades às vezes ganham metade desse valor.O yoga tem tido cada vez mais destaque na mídia (veja a matéria da Isto É na primeira página do site) e naturalmente a procura vem crescendo nos últimos anos. Será que essa não é a deixa para nos valorizarmos mais? Fica aí a reflexão.

 

Valéria Serafím

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Quanto vale um professor de yoga?

  1. Marcela disse:

    Val, seu questionamento e inquietamento é bem pertinente, não apenas para os professores de yoga, mas também para os alunos e a fins desta filosofia de vida. Observo que, ainda, infelizmente nossa cultura valoriza mais aquilo que dá status e menos aquilo que possibilita o autoconhecimento. Acredito que quando nos conhecemos melhor, tornamo-nos menos vulneráveis às pregações da mídia e temos a nosso favor a consciência das nossas escolhas.
    Muito grata por compartilhar sua idéia sobre este tema.
    Abraços,

  2. Carlos disse:

    Gostaria conhecer professores de yoga, com muito interesse para trabalhar em uma empresa que não e uma academia, propriamente dita. E um espaço dedicado à saúde, beleza e vida, com uma sala, que acredito, e muito apropriada para ministrar aulas de yoga, em um local muito bom desde o ponto de vista comercial. Os professores que me contatarem podem ter certeza que vou atender suas sugestões, porque se que muitas vezes esses profissionais não são estimulados moral e economicamente para desenvolver um trabalho, que e uma arte e uma rama da pedagogia. Eu sou professor e conheço como nos somos as vezes, pouco valorizados. Tenho vagas para vários professores que serão selecionados, pela qualidade técnica, qualidades pessoais, amor para a profissão que realizam e disponibilidades de horários.
    Aguardo contatos,
    Obrigado.

  3. Carlos disse:

    No meu anterior comentário já falei sobre que precisava contratar professores de yoga, ainda tenho possibilidades, se alguém conhece algum bom professor para a região da Mooca, favor peça para entrar em contato conosco,
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *